sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Imbolc

 Hoje 02 de agosto no hemisfério sul celebramos Imbolc, a  comemoração se estende por todo este mês.
O Imbolc (pronuncia-se IMM’bolk). Imbolc ou Candlemas ocorre entre o Solstício de Inverno e o Equinócio da Primavera. Com a aumento da força do Sol temos a promessa da chegada da Primavera.
A palavra Imbolc significa “no leite”, pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da chegada da Primavera.
O Imbolc é um dos quatro festivais religiosos celtas, é também um dos oito sabbats da religião Wicca.
Ocorre seis semanas após Yule, simbolizando a recuperação da Deusa após o parto da criança solar e sua transformação em Donzela jovem e cheia de vigor.
É o festival em homenagem à deusa Brigit,Brigidh ou Bride (pronuncia-se Bríd), Deusa Tríplice deusa "tripla", com três aspectos: donzela, mãe e anciã e representa os três aspectos da feminilidade, cura, fertilidade e conhecimento.
A Deusa que governava o Samhuinn era Cailleach, a Sábia, a Mãe da Montanha, A Mulher Negra do Conhecimento. Mas, através do Imbolc, a Deusa tornou-se Brighid, divindade dos poetas, curandeiros, parteiras e dos que trabalham o metal.
Este Festival invoca a pureza e o amor materno que necessitamos nos primeiros anos na Terra. Precisamos da quietude do Imbolc, das velas reluzindo na água, da Deusa Brighid cantando para nós todas as noites quando caímos no sono.
Na noite deste Imbolc, acenda muitas velas, coloque-as nas janelas pedindo a iluminação para sua casa e família, deixe que Brighid entre e abençoe com carinho seus caminhos.
É tempo de limpar, lavar e purificar e se preparar para o crescimento e a renovação.
Na noite de Imbolc, fogueiras são acesas nas colinas para chamar o sol.
 Ritual de Imbolc para praticantes solitários:
- Imbolc é tempo de purificação: limpe sua casa, seu corpo, seus armários, doe o que não usa mais, presenteie as pessoas queridas com objetos que elas possam gostar etc.
- Faça você mesma sua cruz de Brigit e pendure-a sobre a porta da cozinha, onde ocorre a transformação dos alimentos. Somos o que comemos, portanto, abençoe sua comida.
Como fazer Triskle de Brigit:
1. Divida o material em dois conjuntos de galhos, colocando-os um sobre o outro, perpendicularmente, exatamente na metade.
2. Dobre e trance o primeiro galho sobre o último (ficará paralelo ao primeiro).
3. Dobre e trance o galho seguinte sobre o último seguinte (ficará paralelo ao segundo galho).
4. Continue a dobrar e trançar os galhos até ficar satisfeito com a sua arte. O centro da cruz apresentará uma tecedura de agradável apresentação.
5. Por último, com lã ou fibras naturais, prenda o conjunto para que fique firme e o trançado não se desfaça.


- Doe comida para moradores de rua. Cozinhe para a sua família e celebre a volta da fartura após o inverno. Guarde um pouco para os pobres; não custa nada.
- Crave na porta de sua casa um triskle, símbolo da Deusa Tríplice, para que abençoe e proteja seus entes familiares e seu lar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário